A semana Europeia da Democracia Local começou ontem. Um conjunto de iniciativas, apadrinhadas pelo Conselho Europeu, lembra-nos o papel fundamental do poder local na consolidação das democracias europeias. Este ano, o tema principal desta Jornada de reflexão é dedicada à problemática do multiculturalismo " Vivre emsemble dans les sociétés multicultureles. "
As ameaças terroristas em solo europeu, de que o ataque em território francês é um exemplo ainda vivo na memória de todos, marca o discurso desta Semana. O mote foi dado por Gaye Doganoglu (PPE/CCE-Turquie e vice-presidente do Congresso e coordenador político da Semana Europeia da Democracia Local.
em Portugal, a iniciativa está a passar ao lado. Ninguém fala dela. Mas há projetos e iniciativas como a plataforma criada pela Associação Nacional de Freguesias para permitir uma melhor resposta às necessidades dos cidadãos a constituir um exemplo do fortalecimento das infraestruturas da democracia portuguesa, tal como a prática generalizada de partilhar as responsabilidades com os cidadãos na gestão dos orçamentos locais. Hoje será também o dia em que se ficará a conhecer a evolução dos municípios portugueses na gestão económica e financeira... um pilar estruturante para o futuro da democracia local.
Sem comentários:
Enviar um comentário