A Comissão Europeia apresentou esta quarta-feira o seu plano para promover a economia Circular- uma postura bem distinta daquela que marcou o incentivo europeu ao consumo (estraga, deita fora) perpetuado ao longo de três décadas. Agora, o lema é "Reparar, Reutilizar e Reciclar". A mensagem vai começar a ser massificada junto dos consumidores, o que faz aumentar a possibilidade de antigas profissões associadas à reparação e reaproveitamento de pequenos aparelhos e electrodomésticos ressurgirem na paisagem da empregabilidade.
Nas contas da Comissão, cada europeu gera cinco toneladas de resíduos anualmente por cada 14 toneladas consumidas. A inversão desta tendência vai ser o principal objeto do plano que quer inverter esta situação indo de encontro à decisão do Parlamento Europeu que pretende que haja um "objetivo vinculativo" para aumentar a gestão de recursos em 30 por cento nos próximos 15 anos. Nas contas do Parlamento, o incentivo a Economia Circular poderá aumentar em 1% o PIB europeu e gerar mais de dois milhões de postos de trabalho.
As cidades poderão ter um papel fulcral na medida em que grande parta das políticas de sensibilização para o consumo inteligente passam pelos decisores locais.
Sem comentários:
Enviar um comentário