segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Uma Startup Nation? -Carlos Oliveira acredita



Num artigo de opinião, publicado na edição online de hoje, do Dinheiro Vivo, Carlos Oliveira,
Presidente da InvestBraga e da Startup Braga e empreendedor, faz um conjunto de considerações sobre as mudanças operadas no país nos últimos cinco anos .
 
Leia mais em Dinheiro Vivo
 
 

O Homem das Coisas





Haverá um dia que cada um de nós, portadores proativos de várias Coisas, ligadas à Internet, terá direito ao seu drone pessoal, tal como a assistente virtual que se prepara para se instalar comodamente nos nossos aparelhos ditos inteligentes.
Caminhamos seguramente para nos tornarmos um alvo consolidado da Internet das Coisas, fazendo parte dela como elemento virtual do nosso funcionamento enquanto Homem das Coisas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Um drone para ti. Outro para mim




Haverá um dia que cada um de nós, portadores proativos de várias coisas ligadas à Internet, terá direito ao seu drone pessoal, tal como a assistente virtual que se prepara para se instalar comodamente nos nossos aparelhos ditos inteligentes.
Caminhamos seguramente para nos tornarmos um alvo consolidado da Internet das Coisas, fazendo parte dela como elemento natural do nosso funcionamento enquanto Homem das Coisas. Será possível, por isso, imaginar o que vai acontecer em Abril quando se abrirem as portas, em Braga, ao iDroneExperience: uma explosão de curiosidade virtual, por um lado e de de  experimentação de um serviço autónomo que trará, com certeza, milhares de entusiastas à cidade. Importa dizer que a iniciativa pertenceu ao Instituto Politécnico  do Cávado e Ave e foi imediatamente agarrada por Braga quando Barcelos se tornou pequeno para o impulso que o presidente da instituição universitária pretendeu dar à iniciativa.
De acordo com o programa noticiado na edição online do Jornal de Notícias, o iDroneExperience, em Braga de 22 a 24 de Abril, vai incluir competições do campeonato mundial de drones, veículos a aéreos não tripulados, reunir empresas, escolas e startups naquele que será o "mais completo evento" do género no país.




Há um brilhozinho nos olhos de Famalicão

Primeiro foi a Educação, depois a Inovação empresarial e industrial, de seguida o envolvimento proativo dos cidadãos, depois um lugar eletrizante de festas na rua como a passagem de Ano. Agora é o desporto. Ao longo dos últimos anos, a cidade de Vila Nova de Famalicão tem surpreendido pela positiva. Parafraseando  o músico Sérgio Godinho, "há um brilhozinho nos olhos" do autarca local que chama a si o direito de afirmar "Gosto de vibrar aqui". A última das suas apostas consolidadas passa pelo Desporto- área em que estão envolvidas centenas de coletividades. O sucesso aqui, onde outros falham,  tem a ver com a perceção social de que há de facto uma aposta nas pessoas.





quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Metade da população sem competência digitais


Os números falam por si: metade da população portuguesa não tem competências digitais básicas e 28 por cento nunca utilizou a Internet. A realidade do país é apresentada esta manhã, em Bruxelas, por Gunther  Oettinger, Comissário Europeu para a Economia e Sociedade Digital. Apesar dos progressos obtidos por Portugal ,que o tornaram o segundo país a registar "maiores progressos no domínio digital em 2015", de acordo com os dados publicados pelo jornal online Observador, o Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade (IDES) coloca-nos na 14ª posição entre os 28 Estados.
O Índice avalia a evolução da UE  na economia digital e tem em linha de conta, entre outros, cinco indicadores fundamentais: serviços públicos digitais, conetividade, integração das tecnologias, utilização da Internet e capital humano.

Leia mais em

http://observador.pt/2016/02/24/portugal-os-avancados-da-ue-no-dominio-digital/





empresas muncipais com meia vitória


As alterações à Norma que impediam as empresas municipais do setor cultural como o Teatro Circo de Braga de se manterem ativas se não tivessem  vendas e prestações abaixo dos 50 por cento dos gastos totais e e de receitas inferiores na mesma percentagem dos subsídios à exploração, são uma luz ao fundo do túnel. Uma alteração que deve ter em linha e conta a posição do Tribunal de Contas  cuja última decisão exigia à Câmara Municipal de Braga que encerrasse a empresa


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Braga adere a rede de Mobilidade



O município de Braga decidiu aderir à rede europeia de cidade com mobilidade urbana. O CityMobilNet está a ser desenvolvido em várias urbes europeias com o apoio do Progerama Europeu de Apoio a redes Temáticas das Cidades.
O projeto de Braga passará pela elaboração de Planos Integrados para o Desenvolvimento Urbano Sustentável numas ação que conta com o apoio de instituições como a Universidade do Minho ou a comunidade intermunicipal do Cávado.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Georeferenciação melhora APP de estacionamento em Lisboa




A APP eParlk foi melhorada, permitindo aos mais de 100 mil utilizadores da aplicação para estacionamento pago em Lisboa respirarem de alívio. A partir de agora tem acesso à georeferenciação e já não necessitam de consultar um site específico para completarem o pagamento. 
A APP existe desde 2014, mas tinha alguns erros de conceção que obrigava os condutores a desencadear várias opções pouco práticas.
A novidade surgiu num momento em quer decorre o período de discussão pública sobre a alteração ao Regulamento Geral de Estacionamento e Paragem na via Pública que permitirá, caso venha a ser aprovada, estender a toda a cidade o estacionamento pago